A importância das aulas práticas - Laboratório Multidisciplinar

A importância do trabalho prático é inquestionável na disciplina de Ciências e Biologia e deveria ocupar lugar central no seu ensino (Smith,1975).

E nós, do Colégio Santo André, buscamos fortalecer um vínculo forte entre o prático com o teórico nas diversas aulas. No aprendizado de Ciências da Natureza (que envolve as disciplinas de Ciências no ensino fundamental, além de Química, Física e Biologia no ensino médio) os alunos relacionam os assuntos estudados nos livros com experimentos, análises, ações e interações no Laboratório Multidisciplinar.

Espaço este que visa aproximar o estudo com o meio. Nas aulas de Laboratório os alunos se aproximam e interagem em grupo sobre os assuntos em estudo. Uma ferramenta importantíssima para melhor aprendizado, pois aprendendo em grupo aprendemos juntos.

A liberdade de criação dissemina uma cultura de constante aprendizado. Inúmeras vezes alunos se encontram com uma incógnita e em conjunto, buscam uma resolução com o auxílio do professor que intermedia e orienta.

Através de aulas práticas o aluno aprende a interagir com as suas próprias dúvidas, chegando a conclusões, à aplicação dos conhecimentos por ele obtidos, tornando-se agente do seu aprendizado.

Por Data
Nas Redes Sociais